12 de out de 2011

JBC decide relançar Sakura Card Captors



Grande noticia para os fãs de mangás que pode decepcionar os colecionadores

Em sua 57ª Edição a Revista Panorama Editorial publicou uma materia sobre os mangas no Brasil, e em uma nota da JBC Julio Moreno da Editora diz que em comemoração aos 10 anos da editora no mercado de mangás lançara alguns mangas em formato de luxo, também diz erroneamente ser o primeiro a fazer isto no Brasil, o que não é o caso, e seu primeiro manga em edição de luxo será Sakura Card Captors, manga e anime que fizeram sucesso no Brasil, tanto que seu 1º Volume é considerado raro entre colecionadores.
Agora existem dois lados, aqueles que possuem o mangá e serão contra (pelo menos alguns) e aqueles que não o tem e são a favor, eu possuo o manga, comprei esses dias e por ironia do destino paguei preço de capa, e digo que isso não tornara seu preço menor, pelo contrario, quem é fã de sakura e tiver a oportunidade de ter a primeira versão do manga lançado no Brasil, não deixara passar apenas por ter uma versão de luxo, e espero que a JBC faça um trabalho bem feito quando diz que trará uma versão de luxo, não apenas compile 2 edições e jogue nas bancas, investir em um marketing seria uma jogada legal, trazer um papel diferenciado tudo isso vai contar na hora de comprar, e você colecionador que guarda a sete chaves sua edição rara, não se preocupe nem xingue muito no twitter, ela é uma edição rara e continuara sendo.
É bom também não se precipitar e colocar todas suas esperanças nisso, é muito comum alguns boatos (mesmo que aeditora tenha se pronunciado) serem jogados de lado, mas realmente espero que se concretize. Também espero que as editoras vejam que o mercado de mangas no Brasil, ainda que minusculo tem potencial, e que edições de mangas tão grandes como SCC não se esgotem facilmente.
Antes de divulgar a notícia (que já está mais que divulgada) eu pude constatar que ninguém (nem eu) visita o site da JBC que não seja o de mangás. Queria agradecer ao leitor Guilherme S. por nos ter dado a dica pela notícia.
No último dia 11 de Maio, a editora JBC publicou em seu site uma nota oficial sobre uma reportagem da mesma para a revista editorial. O link para a notícia pode ser conferido AQUI. Acho que ninguém deu muita atenção para a nota e deixou passar despercebido uma entrevista de um dos influentes da editora, Julio Moreno. Nessa entrevista, além de falar do mercado que a JBC ocupa desde 2001, citar os títulos de sucesso e todo o marketing, Julio ainda fala de uma grande novidade da editora para esse ano: Sakura Card Captor será republicado em formato de luxo! Isso mesmo, vocês não leram errado! Sakura voltará para nossas bancas e não será em meio-tanko, podem comemorar!
Segundo o publisher Sakura foi o título escolhido por se tratar do primeiro mangá lançado pela editora a 10 anos atrás. E ao que deu a entender, esse não será o único. Ele ainda disse algumas informações importantes e curiosas, como por exemplo que a JBC começou sua distribuição em Portugal e que os mangás já ocupam cerca de 40% do mercado de venda de quadrinhos no Brasil, um número louvável, convenhamos. Lá ele também confirma a estratégia da JBC de vender 10 títulos diferentes ainda esse ano… bem, quanto a isso temos que esperar. Vocês podem conferir a parte da revista em que Moreno fala sobre a JBC clicando na imagem ao lado ou conferindo toda a matéria disponível no link da própria JBC que eu disponibilizei acima.
Agora o que eu acho? .A JBC entra novamente pesado em busca do primeiro lugar no mercado brasileiro com esse anúncio. Sakura é um título importante, com muitos fãs e que servirá de base para dizer se as vendas serão satisfatórias ou não. Ponto para a editora que está sabendo se portar estrategicamente falando. Além disso, outros títulos dela estão para vir e com certeza mecherão com os ânimos do povo.
Nos Estados Unidos, Sakura ganhou uma versão Omnibus (3 volumes em 1) e no Japão o mangá conta com uma edição definitiva deluxe. Resta saber como será o formato escolhido pela JBC para o lançamento por aqui. Se seguir o padrão da Conrad com as edições de Dragon Ball e Vagabond, o resultado final será ótimo. Eu particularmente pago uma quantia maior num título “de luxo” sem problemas nenhum (eu já tenho a primeira coleção, mas vou comprar de qualquer maneira).  Também acredito que o título venha pelas mãos do selo “Graphic Novel” da editora que anda meio às moscas.
Lembrando que não temos definição de data, preço ou qualquer outro tipo de informação, mas na medida das notícias vamos colocar vocês a par da de tudo.
Já podem começar a rir das lojinhas da Liberdade e do Mercado Livre vendendo o volume 1 brasileiro por mais de 150 reais. Sakura está de volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Sakura Planet - 2017. Todos os direitos reservados. Designer e criação por: Vitor Araújo.