29 de ago de 2012

Como Conservar Seus Mangás + OST's

Oi galera, hoje vamos falar de: "Como Conservar Seus Mangás". Mas, antes disso, gostaria de anunciar que já estão disponíveis os dois Soundtracks dos filmes de SCC. Assim como os dois primeiros no 4Shared que requer cadastro. Para baixa-los, basta ir para a pagina de OST's e clicar em Download!

 

Agora, vamos falar sobre Conservação de Mangás:

Guia – Como conservar seus mangás? (By: Chuva de Nanquin)

Você colecionador brasileiro, já pensou se você está fazendo tudo certo com sua preciosa coleção?
Essa semana aconteceu uma coisa bem legal no twitter. O pessoal se empolgou e começou a postar fotos da sua coleção de mangás e o nosso parceiro Gyabbo! fez uma matéria especial juntando todas as coleções da galera. Aproveitando essa idéia resolvi fazer um post para os leitores que procuram por dicas de como conservar seus mangás. Algumas são radicais, mas colecionador que é colecionador precisa ser um pouco paranóico com limpeza. Seguem algumas perguntas e respostas feitas frequentemente pelos leitores e colecionadores.

Onde posso guardar minha coleção?

Antes de tudo temos que começar a pensar em um lugar para colocar sua coleção e a prioridade é achar um espaço que não tenha muita luz. O sol é um dos grandes vilões para o colecionador, ele pode desbotar as cores e enfraquecer o papel, você odiaria ver o seu mangá preferido com as páginas amarelas não é? Porém atenção: em alguns casos o amarelamento das páginas é inevitável pois é ocasionado pelo tipo de papel e não pelo tratamento que você dá para a coleção. O máximo que pode fazer é cuidar da melhor maneira para esse processo se tornar mais lento.
Escolha um lugar bem arejado para evitar mofo e traças e também um lugar fácil de limpar. E a principal medida que você precisa tomar: Evite um lugar que qualquer um possa pegar seus mangás! Procure lugares altos, longe do alcance das crianças! Todo mundo tem um primo pequeno que adora pegar uma canetinha e pintar o rosto do Goku por todas as páginas (História real…)
Eu particularmente prefiro prateleiras de aço como essa por serem mais leves, fácéis de montar e desmontar e também por causa do preço. Tenha cuidado com a madeira, você precisa dar um tratamento anti-cupim, você não deseja que esses insetos tenham a vontade de dar aquela mordidinha no canto da sua Mai, a Garota Sensitiva #1, super rara. Caso esteja pensando em fazer uma estante planejada como essa, pesquise um tipo de madeira resistenta a cupins (eu recomendo o tipo de madeira chamado Jacarandá). Também dê preferência para portas resistentes em caso de acidentes, ou seja, nada de 100% vidro caso o móvel fique perto do sol. Procure alguém de confiança para confeccionar um móvel especial! Eles precisam ser resistentes!

Como posso ajudar a conservação?

Evite que sua coleção pegue poeira pois ela ajuda na deterioração do papel e pode acelerar o processo de amarelar as páginas. Para isso muitos usam aqueles sacos plásticos protetores de polipropileno ou celofane que podem ser encontrados em papelarias ou lojas de bugigangas e são resistentes contra pragas.Geralmente é fácil encontrar os plásticos nos tamanhos “padrões” de Naruto, mas os menores (os chamados pocket) geralmente precisam de uma dobra especial. Existem divergências entre deixar o mangá “apertado” ou “solto” na embalagem. Por isso é recomendado o processo de embalagem a vacuo. Como as máquinas de lacrar por esse processo não são acessíveis a todos, podemos sugerir algumas dicas. Caso você embale seus mangás individualmente, recomenda-se lacrá-los bem. Porém, caso você junte várias edições na mesma embalagem, tome cuidado para não deixar os títulos sem “respiração” pois quando abrir novamente a embalagem pode ter uma surpresa da página de um estar tatuado no outro devido ao calor gerado no contato entre os dois tipos de papel (principalmente nos antigos meio-tanko da Conrad, nos quais as capas costumam ser “acetinadas”).
Sempre deixe um desumidificador e pastilhas anti-traça nas estantes, mas evite a naftalina, ela pode acabar deixando os seus quadrinhos com cheiro. Se você não se incomodar com ele, então não existem restrições.
Eu não recomendo misturar os mangás com roupas em guarda-roupas (além de ser estéticamente feio), mas use um anti-mofo ou um desumidificador se for mesmo necessário. Ela combate traças, cupins e pragas do tipo, salvando suas roupas e seus mangás.

Qual a melhor maneira para guardá-los?

Eu não gosto de empilhar meus mangás, penso que muito peso em cima de uma só revista pode causar algum dano, então prefiro colocá-los na horizontal(como na foto da @Crossing_Yuuya) , dá uma estética muito bonita quando todos os volumes de um mangá ficam juntos e tira esse problema do empilhamento. Além disso, como dito antes, se você tiver a oportunidade de ter um confeccionado especial para sua coleção não pense duas vezes. Além do padrão estético, isso ajuda a não manter os mangás em constante “contato desnecessário” com outros objetos ou com outras pessoas que podem vir a mecher no local.
Também não recomendo caixas de sapato (por serem muito adeptas a traças) e gavetas, uma vez que essas geralmente são muito frágeis na maioria das vezes.

Como faço a limpeza deles?

Sempre mantenha seus mangás limpos, recomenda-se de 6 em 6 meses, no máximo. Não utilize produtos químicos! Eles podem causar a perda de tinta das capas dos mangás! Apenas use uma flanela lisa e limpapara retirar possíveis manchas de dedos ou pó que acaba surgindo em alguns casos.
Para evitar manchas, esteja com as mãos limpas quando for ler o mangá. Nós temos uma oleosidade natural e ainda levamos poeira e sujeira que podem danificar as páginas. Claro, nunca leve comida para perto da sua coleção, você sempre pode fazer algo errado e derramar suco em seus mangás. Nunca duvide da sua capacidade de fazer besteiras. Nada de ler mangás enquanto come aquele hamburguer suculento e gorduroso da cantina do colégio.

Onde organizar a lista de mangás que possuo?

Um bom site para catalogar sua coleção é o Guia dos Quadrinhos onde você pode manter um perfil, indicando o estado, preço pago, quantidade, editora e outras coisas.

Isso te ajuda em diversos sentidos, como mostrar a coleção para algum colega ou caso queira conferir todos os títulos no momento que faz sua limpeza. O site ainda disponibiliza a capa da maioria do seu acervo e mostra quais pessoas possuem o mesmo título que você. Ainda é possível vender os quadrinhos lá e ver quem possui algo do seu interesse para vender, bastante útil no momento de se procurar algo esgotado ou raro.
A maioria de vocês também deve conhecer o My Anime List, e além da função de organizar as séries que assiste, você também pode organizar os mangás que lê por capítulo. Isso ajuda muito no momento de ler aquele mangá que você largou a leitura pela metade, por exemplo, ou um título que esteve parado por muito tempo.
Mas o clássico sempre é útil. Procure sempre manter um arquivo no Word ou Excel. Com a atual tecnologia de smartphones é possível acessar sua lista de qualquer lugar e verificar os títulos que possui em caso de esquecimento (já aconteceu comigo), evitando comprar mangás repetidos ou facilitando sua lista em eventos que pretende fazer uma grande compra.

Onde comprar em bom estado?

Muitas pessoas preferem não comprar seus mangás em bancas de jornal por muitas vezes os donos dos locais não terem cuidados na hora de armazenar as revistas, deixando-as amassadas ou até mesmo rasgadas em alguns casos. Se possível, prefira a compra em comics shops de seu bairro ou cidade. Geralmente (mas com excessões) esses lugares costumam ter um cuidado maior na hora de expor seus produtos para venda, embalando-os em sacos plásticos nos que não possuem e deixando-os sempre “com espaço” na prateleira. Outra dica para esses casos é sempre conferir o mangá logo após a compra, para ver se não existem páginas internas rasgadas ou trocadas de fábrica (algo muito comum, não precisa culpar a editora).
Para os que preferem receber em casa, a dica fica para o site da Liga HQ,onde o frete não é cobrado! Isso mesmo, não é cobrado. E para o Brasil inteiro! O valor cobrado é de 1 real para cada volume, mas se deve unicamente aos valores de embalagens do produto. O valor cai 10 centavos para cada volume comprado, e de quebra, você ganha um desconto de 20% em cima do valor gasto na próxima compra. Você também pode juntar o valor desse bônus e efetuar compras inteiras com ele. SUPER RECOMENDADO! O método de envio deles também vale muito a pena e possuem muito cuidado nas embalagens, certificando o bom estado do mangá para você. Em caso de algum erro, também é muito fácil o contato com eles.
Outros sites de compras são a Comix (frete razoável, as embalagens de envio as vezes deixam a desejar. Maior catálogo on-line disponível no Brasil e possui loja física em São Paulo.), a Loja Anime Pró (bons descontos que compensam no frete caro) e a Banca 2000 (descontos comuns, frete comum). O Submarinotambém possui um catálogo de títulos, mas suas vendas são confusas. Todos os títulos praticamente saem por 10 reais. A vantagem pode vir a calhar com mangás da JBC (já que custam 10.90) e por ter frete grátis na maioria das vezes.
Cuidado ao comprar mangás de terceiros ou de sebos. Procure saber da procedência dos quadrinhos. Muitas vezes aqueles que se desfazem do título podem não informar que sua coleção sofria de uma pequena infestação de traças, por exemplo. Estará levando o inimigo para casa!

Finalizando – Cuidados especiais

Tenha cuidado ao abrir as páginas, você pode estragar a lombada e soltar algumas páginas. Outra dica boa é buscar informações com colecionadores mais velhos (principalmente de comics americanas antigas) pois na maior parte das vezes eles possuem boas dicas que podem ser aproveitadas em uma coleção de mangás.

Quem quer ter uma coleção precisa de tempo e disposição, então se não tiver disposição nem comece. Eu não consigo ter todos os cuidados que eu listei acima para ter uma coleção perfeita mas eu ainda assim tenho um carinho especial por todos os mangás que eu comprei. E isso conta muito! Quem ama, cuida, como diz o ditado. Algumas coisas eu perdi por causa do priminho artista ou porque minha mãe acabou jogando um mangá na lava roupa porque a revista estava jogada na cama (-.-)
Uma dica final é NÃO EMPRESTE SEUS MANGÁS! NUNCA! Ouempreste somente para pessoas que tenham MUITO sua confiançaou que se prontifiquem a pagar um novo em caso de dano (ou seja, nada de emprestar Sakura ou Yu Yu Hakusho 1). A pessoa que pede emprestado nunca vai ter o cuidado que você tem, nunca ele vai voltar com o mangá no perfeito estado que estava antes. Eu só empresto se eu tiver uma revista reserva ou se ele ler na minha casa (Sim, sou chato).
Uma boa fonte para esse post foi esse site, ele me deu uma grande ajuda na explicação de alguns conceitos. E espero que possam fazer grande proveito dessa postagem de hoje também. E vocês? Tem alguma dica em mãos e quer compartilhar?
por Luk e Dih

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Sakura Planet - 2017. Todos os direitos reservados. Designer e criação por: Vitor Araújo.