24 de fev de 2017

[Indicação] Mangás, Animes e a Psicologia


Já imaginou uma analise de CardCaptor Sakura do ponto de vista da Psicologia? E não só a analise de CCS como de vários outros animes/mangás? Se sua resposta é sim ou se esse assunto acabou por lhe interessar, o Sakura Planet tem orgulho de divulgar o lançamento do livro "Mangás, Animes e a Psicologia ".
O livro de autoria nacional feito por uma equipe formada por professores, alunos de graduação, pós-graduação e ex alunos de psicologia da PUC-SP, analisa varias obras japonesas sob o ponto de vista da psicologia, e obviamente nossa Sakura não ficou de fora.

Confira abaixo o press released da obra:

Qual o encanto dos mangás e animes, narrativas vindas do Japão? Estas duas formas de arte têm um grande papel na cultura brasileira, com enorme número de admiradores.
O livro procura entender as narrativas, os personagens e suas dinâmicas, refletindo sobre questões diversas, especialmente do ponto de vista da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. A proposta é fazer análises despretensiosas, que levem a uma incursão tanto no psiquismo humano quanto nas narrativas fantásticas japonesas. Os autores deste livro, em sua maioria, fazem análises psicológicas, mas também temos contribuições de outras áreas, como administração, jornalismo e ciências sociais.
Os capítulos analisam as séries Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco, Patrulha Estelar, Naruto, Inuyasha, Angel Beats!, Death Note, Kamui, Pokémon, Paranoia Agent, A Princesa e o Cavaleiro e Sakura Card Captors, além de fazer uma incursão sobre o universo yaoi,  mangás gays que são destinados a um público consumidor feminino. No campo das produções cinematográficas, são analisadas as animações A viagem de Chihiro e O serviço de entregas da Kiki, ambas do diretor Hayao Miyazaki.
O prefácio foi escrito por Sonia M. Bibe Luyten, especialista na área desde a década de 70.  Os autores, em sua grande maioria são vinculados a PUC-SP:  professores da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Curso de Psicologia - Ivelise Fortim (org), Ceres Alves de Araujo e Flávia Hime; alunos de pós-graduação: Victor Sancassani, Luna Gimenez, Cristiana Rors Lembro, Louise França Monteiro, Marcos Daniel Grassmann Polcino; alunos de graduação do curso de Psicologia: Victor Lippelt Matheus, Anne Aguemi; ex alunos do curso de Psicologia, Katia Oushiro, Naomi Feldman, Paula Guimarães. Luiz Ojima Sakuda é professor da FEI-SP, Juliano Alves é CEO da Radio Geek e Antonio Carlos Gomes é jornalista.


Lançamento do livro "Mangás, Animes e a Psicologia": 15 de Março de 2017, das 17:00 as 22:00 horas, no teatro TUCARENA da PUC-SP!
Entrada 1- Rua Bartira, 1024 , esquina com a Rua Monte Alegre, 
Entrada 2- R. Monte Alegre, 984, acesso pela rampa.

Esta será uma ótima oportunidade para aqueles que se interessam pelo assunto possam entrar em contato com vários dos animes e mangás mais famosos sob um olhar diferente: o da psicologia! Os enredos, personagens e trajetórias serão analisados principalmente pela psicologia analítica.

O lançamento também será um momento propício para o encontro de otakus, nerds, geeks trocarem conhecimento. Além disso, cosplayers estão mais do que convidados para esse dia!

Para quem desejar acompanhar o projeto, curtam a página no facebook clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Sakura Planet - 2017. Todos os direitos reservados. Designer e criação por: Vitor Araújo.